May.14

5 dicas para todo Web Designer decente

5 dicas para todo Web Designer decente

Todos sabem automaticamente o que faz um site ser ruim: Musiquinha tocando no fundo, degradê, layouts superlotados. Estes incômodos podem ser facilmente corrigidos tendo os fundamentos de design em mente da mesma forma que os designers profissionais e artistas fazem.

Grandes sites conseguem unir forma e função. Na verdade, os sites bem desenhados são vistos com mais confiança pelo usuário. Então, aqui estão cinco fundamentos para te ajudar a manter o design de qualidade que você está procurando.

1) Siga as regras… quase sempre.

Na escola de design, a gente recebe uma lista de princípios para atribuir aos elementos de beleza, como layout, ordem e simetria, mas a medida que você avança, você vai precisar quebrar um pouco as regras para criar lugares que chamem a atenção dos olhos de um espectador.

2) Use imagens e ícones para comunicar quando possível.

Existem alguns ícones universais que as pessoas são treinados para reconhecer. A lupa (busca), a casa (home page) e o disquete (salvar) estão enraizados em seus usuários. Aproveite esses atalhos visuais. Todos os sinais de trânsito por exemplo, já devem ser imediatamente reconhecíveis para você.

3) Cor como um elemento de design, e não como decoração.

Cor faz toda a diferença, especialmente porque nossas telas ficam melhor em nossos telefones e tablets. É uma faceta do projeto que pode ser uma parte muito importante da história que seu site quer contar. Basta usar a cor para apoiar o conteúdo, e não decorar uma página.

Muitas vezes, se você estiver usando uma foto, devem ser amostradas as cores no design das fotos usadas para que o seu projeto tenha uma sensação de permanência.

4) Escolha fontes que suportam o conteúdo.

Existem, literalmente, milhares de fontes para escolher.

É responsabilidade sua misturar e combinar – mas lembre-se de que importante usar apenas até três tipos de letra de cada vez, uma fonte para a manchete, uma para o corpo principal do texto, em seguida, um para qualquer tipo de call-out você pode precisar.

Muitas vezes, isso significa usar uma sans-serif para o corpo, e para as manchetes que você pode deixar mais interessante com qualquer serif ou sans-serif.

5) Ajuda de outros.

Tudo bem, você tem seus elementos básicos do projeto, com ícones e imagens bonitas, com um esquema de cores e fontes de som divertidos. O que falta agora?

Procurar a ajuda de outros! E não apenas a pessoas aleatórias na rua, mas a crítica construtiva de pessoas que realmente conhecem as suas coisas, como outros designers / programadores. Isso pode ser fundamental para ir de um site OK para um que realmente aparece. Se você nunca usou Behance para deixar um trabalho em progess, eu recomendo dar uma chance.

A comunidade vai fazer mais do que apenas dizer-lhe “para fazer o logotipo maior” -, mas dar-lhe conselhos que podem fazer a diferença entre um bom site e um grande.

Para te ajudar vou deixar um vídeo muito bom aqui. (inglês)

Tags:
Compartilhe isso:
  • facebook
  • twitter
  • gplus

Sobre R.Junior

Deixe um comentário