Jan.27

Ilustrando as internets: saiba mais sobre essa tendência

Falai pessoal, beleza?

As ilustrações estão tomando conta da internet desde meados de 2015. Designers estão criando websites ilustrados de todas as formas, desde grandes ilustrações digitais até simples traços feitos à mão. Essa tendência só irá aumentar nos próximos meses, pois ilustrações ajudam muito a aumentar a sensação de design personalizado (mesmo quando o design não é).

Aqui vão algumas dicas de como usar ilustrações no seu design.

ILUSTRAÇÕES PARA SITES AULA 1

Ilustrações são uma forma versátil de criar um design personalizado. Desde imagens feitas à mão, elementos, letras, tudo que envolva uma imagem totalmente ilustrada ou simplesmente um rascunho já deixa o site com um layout único. Essa é uma das razões da popularidade das ilustrações.

concept

Mas existem muitas outras razões para os designers embarcarem nessa tendência:

  • Ilustrações permitem que os usuários se familiarizem com sua proposta, pois seu site não utiliza fotos de pessoas reais.
  • Existem detalhes que só podem ser atingidos através de um desenho.
  • Ilustrações conseguem juntar realidade e imaginação e criar um design extraordinário.
  • Personalizar fica mais fácil quando você está criando os elementos de arte.
  • Ilustrações são geralmente coloridas e isso já te coloca na tendência de sites grandes e chamativos.
  • Essa técnica é útil mesmo quando você não é um ilustrador graças à kits de designs que podem ser comprados e vem com muita coisa para ser usada em seu projeto.
  • Ilustrações podem assumir muitas variações de estilos, desde rascunhos até imagens mais elaboradas geradas em programas feitos para artistas digitais.

ILUSTRAÇÕES TIPO HERÓI

Sites que utilizam esse recurso são cada vez mais comuns na internet, por isso é bem mais fácil de ver esse estilo por ai. Esse tipo de recurso é feito com o topo do site bem grande, é bastante usado em portfólios e páginas de aplicativos.

O bom de usar ilustrações do tipo herói é que há bastante espaço para uma arte complexa. Detalhes menores, sombras e até a interação as cores tem espaço para ‘respirar’, deixando bem mais fácil explorar cada elemento.

Existem alguns truques para criar uma ilustração complexa:

A arte precisa ser boa. Os usuários não vão perder tempo olhando algo que eles não entendem ou que é somente um monte de rabiscos sem sentido. Então use seu tempo para fazer algo decente.

Enquanto a ilustração tem muitos níveis de complexidade, a mensagem principal precisa ser simples. Saiba o que a imagem quer dizer e tenha certeza que outros elementos contribuam para passar essa mensagem.

Trabalhe com um profissional! Só porque você sabe desenhar um boneco de palitos não quer dizer que você está pronto para fazer a ilustração de um website. Esse processo leva tempo e planejamento para funcionar. (E pode ser custoso se você não se programar corretamente.)

USE ANIMAÇÕES SIMPLES

Enquanto uma ilustração estática tem muito impacto sozinha, a internet está em uma fase de muito movimento. Juntar sua ilustração com elementos simples de animação ou efeitos no Scroll pode encorajar os usuários a clicar mais em seu conteúdo.

Movimentos sutis, como o texto que fica girando no site TheHugo, ajuda a chamar a atenção para o design. Pequenas animações ajudam os usuários entenderem quais ações são necessárias para navegar no site. Isso pode ser bem utilizados em um site com muitos elementos.

Essas pequenas surpresas podem encorajar os visitantes do site a ficar em clicar em tudo que puderem. Animações ativadas quando o mouse passa por cima de um elemento são um bonus que servem tanto como ferramenta de navegação quanto chamariz.

ÍCONES ILUSTRADOS OU ELEMENTOS DE USABILIDADE

Se um website todo ilustrado não é sua intenção, considere usar ícones ilustrados ou elementos na interface do usuário. Esta é uma maneira simples de utilizar essa tendência. (E há uma abundância de ícones e UI kits por ai, que tem muitos estilos para ajudar você a começar.)

Elementos ilustrados adicionam um toque de capricho para um site que antes sairia como um site comum. Algo a se tentar é um ícone ilustrado com uma borda simples. Esse estilo é bem fácil de aplicar em quase todo design, funciona bem com imagens e qualquer esquema de cores, e fornece um visual elegante para as páginas.

Se você quiser ir além dos ícones, pense nos elementos de usabilidade. O site Iqor usa botões ilustrados em tamanhos maiores para guiar os usuários e deixar o site mais interativo. O estilo ilustrado flui de uma página para outra com grandes elementos usando os mesmos três tipos de cor. O resultado é divertido e consistente e um pouco inesperado para o negócio de atendimento ao cliente.

ESCRITA À MÃO

Outra grande tendência em design de sites é a tipografia personalizada. Combine os conceitos de ilustração e escrita para ter um logotipo desenhado à mão, um bloco de texto principal ou elemento de arte tipográfica. Este visual baseado em texto pode ter um grande impacto (especialmente quando feito em grandes dimensões ou usado como o principal elemento de arte no design).

O truque aqui é moderação. Com o estilo de escrita desenhada à mão, você vai precisar trabalhar com um único bloco de texto ou elemento de texto. Usar muitos blocos de texto personalizado pode afetar a legibilidade. É importante certificar-se de que as palavras estão legíveis e que os usuários não têm problemas para entender a mensagem.

Tanto o site Dia dos Mortos quanto o Stand Up to Cancer, fizeram um grande trabalho com esse estilo para passar uma mensagem simples.

Day of the Dead usa outras ilustrações, tipografia fácil e fotos para ajudar a puxar os usuários através do resto do site. O resultado final é divertido e fácil de entender.

Stand Up To Cancer usa mais de um estilo da aquarela que é todo baseado em ilustração, mas dependeu de fontes padrão para facilitar a leitura. Ambos são boas opções para trabalhar com a rotulação de estilo personalizado.

CONCLUINDO

Entrar no mundo das ilustrações para internet pode parecer intimidante no inicio, mas é algo que muitos designers estão aptos a fazer. Desde desenhar à mão até usar kit comprados, as opções são muitas.

É algo a se pensar quando o projeto precisa de um detalhe diferente. Essa tendência já está bem inserida no mercado e muitos sites já estão utilizando esse recurso. Então seria muito bom para todos os envolvidos considerarem melhorar seus talentos e seus sites para entrar nesse ramo que tende a crescer muito em 2016.

Compartilhe isso:
  • facebook
  • twitter
  • gplus

Sobre R.Junior

Deixe um comentário