Porquê gostamos do cheiro de quem amamos?

“Amor, dá um cheiro?” – Quem nunca ouviu isso?
Se você conseguir chegar perto o suficiente, verificar o cheiro de alguém é uma maneira valiosa de encontrar seu parceiro ou parceira ideal.
Se gostar do nosso conteúdo, compartilhe.
O cheiro e os recém-nascidos:
Apesar de nossa aversão a cheiros fortes e as nossas áreas olfativas muito reduzidas no cérebro (pelo menos em comparação com cães e cavalos) nós somos, na verdade surpreendentemente sensíveis a odores. Recém-nascidos e suas mães podem identificar um ao outro pelo cheiro poucas horas depois do nascimento – o que é uma razão pela qual o bebê vai direto no seio da mãe assim que nasce.
Isso é algo que nós compartilhamos com a maioria dos outros mamíferos. Em ovinos e caprinos, a mãe aprende a reconhecer os filhotes recém-nascidos pelo cheiro dentro de 24 horas e nos dias seguintes permitirão apenas suas crias mamar. Os cordeiros aprendem a identificar a mãe, da mesma forma, apesar de serem um pouco mais lentos e normalmente levarem uns dois dias até se acostumarem ao cheiro da mãe.
O cheiro em defesa do corpo:
Na verdade, o cheiro fornece uma das melhores definições de quem você realmente é. A razão para isso é que o seu cheiro é determinado pelo mesmo conjunto de genes que o seu sistema imunológico. Ele mostra parte de quem você é, a sua assinatura química pessoal. Esse complexo de genes é particularmente suscetível a mutação, produzindo novos genes de imunidade a cada nova geração.
Nossos genes do sistema imunológico têm evoluído para ser quase tão mutantes quanto os genes dos vírus que nos atacam. Esse é um esforço do nosso corpo para controlar as ameaças biológicas em constante mudança que enfrentamos diariamente.
Por isso o cheiro pode ser uma maneira de verificar quem pode fornecer uma boa parceria e quem não pode, mas essa não é a única função do olfato neste contexto.
O cheiro a favor do sexo:
Mariposas fêmeas são famosas por lançarem moléculas de um perfume incrivelmente poderoso no ar. Mariposas machos podem detectar estes perfumes em quantidades menores a centenas de metros de distância e para os machos isso é completamente irresistível. Estes aromas de atração sexual são conhecidos como feromônios e são utilizados amplamente no reino animal, incluindo macacos. Existem debates sobre se isso ocorre em seres humanos, mas na verdade há evidências de que isso ocorre.
O cheiro entre os sexos:
Existem diferenças significativas entre os sexos em suas respectivas sensibilidades ao odor: as mulheres são muito mais sensíveis do que os homens.
Existem muitas provas de que as mulheres em particular são melhores em identificar seus filhos e seus parceiros só pelo cheiro. Para os homens as coisas funcionam de modo diferente por eles terem evoluído em um mundo onde a necessidade para a sobrevivência é mais visual.
No entanto, parece que depois de ter identificado a pessoa certa, o cheiro desempenha um papel muito importante na excitação sexual para as mulheres de uma forma diferente para os homens. Talvez por isso, as mulheres classifiquem o cheiro como algo importante na escolha do companheiro, enquanto os homens confiam muito mais em sugestões visuais, refletindo o fato de que os homens tendem a imaginar como seria uma parceira em potencial mais vezes do que as mulheres.
O cheiro nos define:
O cheiro marca as pessoas de forma negativa ou positiva e acaba se tornando mesmo uma espécie de código de barras.
O olfato, como dito acima é muito importante no ato de aproximação ou rejeição entre duas pessoas. Quando o nosso nariz reage de forma negativa ao cheiro de outra pessoa, geralmente não sobram muitas opções. É uma atitude que não está dentro do nosso controle, pois nós cheiramos, sentimos e reagimos inconscientemente.
É verdade que algumas borrifadas de perfume em lugares estratégicos, podem tornar uma pessoa irresistível, mas um estudo realizado por pesquisadores da Universidade Estadual da Flórida, nos E.U.A., confirma que:
As mulheres chamam mais atenção dos homens com seu cheiro natural do que com perfumes.
Segundo a pesquisa o nível de testosterona nos homens aumenta se eles ficam perto de uma mulher dentro do período fértil.
O olfato acaba desempenhando um papel muito significativo no comportamento sexual. Quando o homem e a mulher ficam excitados, seus corpos produzem odores que podem gerar repulsa ou atração no sexo oposto. O suor é um caso típico: algumas pessoas adoram esse cheiro no parceiro ou parceira, outras chegam a desistir do relacionamento por esse motivo.
O cheiro é uma das fortes influências no quesito atração entre as pessoas. Dessa forma, devemos ficar atentos as percepções sensoriais.
Quem disse que o romance estava morto? E isso talvez explique por que uma boa cheirada de um perfume ou loção pós-barba pode virar sua cabeça.
Comentários(3)
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
Fllor
Gostei muuuuito 😀
rjunior
Obrigado! A opinião de vocês é muito importante!
amanda
já desisti de um relacionamento por causa do cheiro dele.. não e que ele tivesse mal cheiro e porque eu simplesmente não conseguia gostar.. e bem estranho.